Unicamp 2011 - 2a fase
As discussões sobre a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte iniciaram-se no começo da década de 1970, definindo os primeiros diagnósticos sobre o inventário hidrelétrico da bacia hidrográfica na qual a usina será instalada. Em fevereiro de 2010, foi concedida a licença ambiental para a construção da usina, considerada a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.
a) Em qual bacia hidrográfica será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, e em qual unidade federativa será localizada?
b) Aponte um impacto ambiental e um impacto sócio-econômico decorrentes da instalação e do funcionamento de uma usina hidrelétrica de grande porte no bioma em que será instalada a usina de Belo Monte.
Responda no local destinado aos comentário e não esqueça de colocar o seu nome e a sua turma.
Boa Sorte!
RESPOSTAS:
ResponderExcluirA) A hidrelétrica de Belo Monte será construída em um dos afluentes do rio Amazonas, no rio Xingu. Logo a bacia será amazônica.E essa usina se localizará no Pará, sendo este a unidade federativa.
B)Impactos ambientais:maleficios à biodiversidade, desmatamento, interferência na
fluxo das águas do rio.
Impactos socioeconômicos: a remoção de indígenas e ribeirinhos, alagamento de algumas áreas, aumento tanto da concentração humana - devido a mão de obra temporária-, quanto da produção de energia.
Karina de Lima
2º ano B
E.E.M. Gustavo Barroso
a) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.
ResponderExcluirb) Com a construção da usina de Belo Monte em seu período de instalação e continuidade de funcionamento vemos um grande impacto ambiental o alagamento das áreas ribeirinhas e de grandes áreas da Floresta Amazônica, 640km², segundo Silva, “O alagamento, necessário para a construção da usina, irá destruir áreas consideradas o mais rico bioma do planeta. Além disso, inúmeros povos indígenas e comunidades ribeirinhas serão retirados das suas terras, e a pesca e a caça, antes abundantes, serão drasticamente afetadas.” (SILVA, A. M, 2011), cerca de 20 mil pessoas se deslocarão. Alguns pesquisadores também apontam que com a usina o desmatamento na área irá alavancar drasticamente, por outro lado, mais de 100km de rios secarão. Em nível socioeconômico a primeiro plano vemos a desapropriação das terras ocupadas pelos ribeirinhos e índios nativos da área, a desconstrução rápida de uma cultura milenar dos índios de Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu, pelo elo econômico com o tempo de funcionamento haverá um desbanque da atividade econômica local, pois tais localidades sobrevivem principalmente das atividades de piscicultura e com a baixa nos rios seria inviável estas atividades de pesca e de “cultura” de peixes ornamentais, serão extintas 10 espécies de peixes endêmicos e inúmeras outras correrão o mesmo risco, com a “seca” de alguns rios e a “cheia” de outros também seria inviável as atividades econômicas de transporte dessas pessoas das localidades. Impactos socioeconômicos bons também ocorrerão como a implementação de 23 mil postos de trabalho direto e indiretamente com a usina, além da cidade de Altamira, que tem 100 mil habitantes, dobrar sua quantidade de habitantes e acabar com seu problema de desemprego.
Dupla: Lara Fabrícia e Samuel Átila
2º ano "B" - Gustavo Barroso
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluira) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte será construída na macro bacia hidrográfica do rio Amazonas, mais especificamente localizada na sub bacia hidrográfica do rio Xingu, localizado no estado do Pará.
Excluirb) A usina será instalada no interior da bacia amazônica caracterizada por ser uma área de baixa declividade recoberta por densa floresta equatorial com uma biodiversidade extremamente rica. A instalação de uma hidrelétrica em áreas com tais características provocará a inundação de extensos setores da floresta amazônica provocando sua destruição, além é claro de alterar radicalmente a dinâmica da vida dos ribeirinhos locais. Reservas indígenas do Xingu terão o ciclo de seu rio alterado o que acabará afetando a sua capacidade pesqueira e, por conseguinte, de subsistência; outras tantas tribos e comunidades terão que se realocar e se adaptar às mudanças trazidas pelas áreas de alagamento.
Dupla: Anne Karoline e Paula gerlania
2° ano B
E.E.M. Gustavo Barroso
a) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte será construída na macro bacia hidrográfica do rio Amazonas, mais especificamente localizada na sub bacia hidrográfica do rio Xingu, localizado no estado do Pará.
Excluirb) A usina será instalada no interior da bacia amazônica caracterizada por ser uma área de baixa declividade recoberta por densa floresta equatorial com uma biodiversidade extremamente rica. A instalação de uma hidrelétrica em áreas com tais características provocará a inundação de extensos setores da floresta amazônica provocando sua destruição, além é claro de alterar radicalmente a dinâmica da vida dos ribeirinhos locais. Reservas indígenas do Xingu terão o ciclo de seu rio alterado o que acabará afetando a sua capacidade pesqueira e, por conseguinte, de subsistência; outras tantas tribos e comunidades terão que se realocar e se adaptar às mudanças trazidas pelas áreas de alagamento.
Dupla: Paula Gerlania e Anne Karoline
2° ano "B" Gustavo Barroso
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluira) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.
Excluirb) Com a construção da usina de Belo Monte em seu período de instalação e continuidade de funcionamento vemos um grande impacto ambiental o alagamento das áreas ribeirinhas e de grandes áreas da Floresta Amazônica, 640km², segundo Silva, “O alagamento, necessário para a construção da usina, irá destruir áreas consideradas o mais rico bioma do planeta. Além disso, inúmeros povos indígenas e comunidades ribeirinhas serão retirados das suas terras, e a pesca e a caça, antes abundantes, serão drasticamente afetadas.” (SILVA, A. M, 2011), cerca de 20 mil pessoas se deslocarão. Alguns pesquisadores também apontam que com a usina o desmatamento na área irá alavancar drasticamente, por outro lado, mais de 100km de rios secarão. Em nível socioeconômico a primeiro plano vemos a desapropriação das terras ocupadas pelos ribeirinhos e índios nativos da área, a desconstrução rápida de uma cultura milenar dos índios de Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu, pelo elo econômico com o tempo de funcionamento haverá um desbanque da atividade econômica local, pois tais localidades sobrevivem principalmente das atividades de piscicultura e com a baixa nos rios seria inviável estas atividades de pesca e de “cultura” de peixes ornamentais, serão extintas 10 espécies de peixes endêmicos e inúmeras outras correrão o mesmo risco, com a “seca” de alguns rios e a “cheia” de outros também seria inviável as atividades econômicas de transporte dessas pessoas das localidades. Impactos socioeconômicos bons também ocorrerão como a implementação de 23 mil postos de trabalho direto e indiretamente com a usina, além da cidade de Altamira, que tem 100 mil habitantes, dobrar sua quantidade de habitantes e acabar com seu problema de desemprego.
Dupla: Italo Fernando e Marcio Douglas
3° ano B Gustavo Barroso
fonte: http://vestibular.uol.com.br/cursinho/questoes/questao-91-geografia.htm
a) está sendo construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, no estado do Pará.
Excluirb) ALagamento das áreas ribeirinhas, distruição das áreas consideradas o mais rico do planeta, idegenas serão retirados de suas terras, a pesca e a caça serãos drasticamentes afetados.
Dupla: Maria Regicleide e Antônio Uedson
3° Ano B Gustavo Barroso
a)A Hidrelétrica de Belo Monte será instalado no Rio Xingu, que pertence à Bacia Hidrográfica Amazônica, no Estado do Pará.
ResponderExcluirb) Os principais impactos ambientais da instalação da usina de Belo Monte são:
A mudança do traçado do rio, alterando a dinâmica ecológica;
A diminuição da vazão do rio, que pode afetar a presença de determinadas espécies de peixes;
O desmatamento, levando à morte parte da flora e da fauna, nas áreas das intervenções para a execução das obras e operacionalização.
Os principais impactos sociais da instalação da usina de Belo Monte são:
O deslocamento de milhares de moradores locais;
A modificação de certas áreas indígenas, entre outras.
Dupla: Évula Raquel e Carla Souza
2° ano "B" Gustavo Barroso
a)A Hidrelétrica de belo monte será instalada no Rio Xingu que pertence a Bacia Hidrográfica Amazônica no Pará.
ResponderExcluirb)Impactos Ambientais:A obra irá gerar regimes hidrológicos distintos para o rio. A região permanentemente alagada deverá impactar na vida de árvores, cujas raízes irão apodrecer. Estas árvores são a base da dieta de muitos peixes.
Impactos soicioeconômicos: a obra irá inundar permanentemente os igarapés Altamira e Ambé, que cortam a cidade de Altamira, e parte da área rural de Vitória do Xingu. A vazão da água a jusante do barramento do rio em Volta Grande do Xingu será reduzida e o transporte fluvial até o Rio Bacajá (um dos afluentes da margem direita do Xingu) será interrompido. Atualmente, este é o único meio de transporte para comunidades ribeirinhas e indígenas chegarem até Altamira, onde encontram médicos, dentistas e fazem seus negócios, como a venda de peixes e castanhas.
Dupla:Mateus Uchôa e Reinaldo William
2° ano "B" Gustavo Barroso
a]na bacia do rio xingu, na amazonia
ResponderExcluirb]impacto ambiental centenas de arvores serao desmatada , agravando o clima da regiao impacto socioeconomico=a obra ira inudar permanente os igarape altamira e ambe , que cortam cidade de altamira , e parte da area rural de vitoria do xingu. a vazao da agua a jusante do barramento do rio em volta grande do margens direita do xingu ]sera interrompido dupla = alcilane e marciana 2 ano b' gustavo barroso
a) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.
ResponderExcluirb) Com a construção da usina de Belo Monte em seu período de instalação e continuidade de funcionamento vemos um grande impacto ambiental o alagamento das áreas ribeirinhas e de grandes áreas da Floresta Amazônica, 640km², segundo Silva, “O alagamento, necessário para a construção da usina, irá destruir áreas consideradas o mais rico bioma do planeta. Além disso, inúmeros povos indígenas e comunidades ribeirinhas serão retirados das suas terras, e a pesca e a caça, antes abundantes, serão drasticamente afetadas.” (SILVA, A. M, 2011), cerca de 20 mil pessoas se deslocarão. Alguns pesquisadores também apontam que com a usina o desmatamento na área irá alavancar drasticamente, por outro lado, mais de 100km de rios secarão. Em nível socioeconômico a primeiro plano vemos a desapropriação das terras ocupadas pelos ribeirinhos e índios nativos da área, a desconstrução rápida de uma cultura milenar dos índios de Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu, pelo elo econômico com o tempo de funcionamento haverá um desbanque da atividade econômica local, pois tais localidades sobrevivem principalmente das atividades de piscicultura e com a baixa nos rios seria inviável estas atividades de pesca e de “cultura” de peixes ornamentais, serão extintas 10 espécies de peixes endêmicos e inúmeras outras correrão o mesmo risco, com a “seca” de alguns rios e a “cheia” de outros também seria inviável as atividades econômicas de transporte dessas pessoas das localidades. Impactos socioeconômicos bons também ocorrerão como a implementação de 23 mil postos de trabalho direto e indiretamente com a usina, além da cidade de Altamira, que tem 100 mil habitantes, dobrar sua quantidade de habitantes e acabar com seu problema de desemprego.
Dupla: Lara Fabrícia e Samuel Átila
2º ano "B" - Gustavo Barroso
a) na bacia do rio xingu , na amazonia parà b) impacto ambientais ;centenas de arvores serao desmatado agravando o clima da regiao impacto socioeconomico=a obra ira inudar permanente os igarape altamira e ambe, que cortam a cidade altamira , e parte da area rural de vitoria do xingu . dupla=alcilane marciana e roseane 2 ano "b" no gustavo barroso
ResponderExcluira) A hidreletrica de Belo Monte séra contruida em um dos afluentes do rio Amazonas, no rio Xingu, no estado brasileiro dp Pará.
ResponderExcluirB)Impactos Ambientais:Com a construção da usina de Belo Monte em seu período de instalação e continuidade de funcionamento vemos um grande impacto ambiental o alagamento das áreas ribeirinhas e de grandes áreas da Floresta Amazônica, 640km², segundo Silva, “O alagamento, necessário para a construção da usina, irá destruir áreas consideradas o mais rico bioma do planeta. Além disso, inúmeros povos indígenas e comunidades ribeirinhas serão retirados das suas terras, e a pesca e a caça, antes abundantes, serão drasticamente afetadas.” (SILVA, A. M, 2011), cerca de 20 mil pessoas se deslocarão. Alguns pesquisadores também apontam que com a usina o desmatamento na área irá alavancar drasticamente, por outro lado, mais de 100km de rios secarão. A obra irá gerar regimes hidrológicos distintos para o rio. A região permanentemente alagada deverá impactar na vida de árvores, cujas raízes irão apodrecer. Estas árvores são a base da dieta de muitos peixes.
A)Na bacia do rio Xingu , Na Amazonia.
ResponderExcluirB)IMPACTO AMBIENTAL:Centenas de árvores serão desmatadas agravando o clima da região, uma vez que a planta produz oxigenio a parte do gás carbonico
IMPACTO SOCIO-ECONOMICO:Milhões de indios serão desabrigados.
TRIO: Edson Gean,Geonnes,Ramon
2 Ano B
a) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.
ResponderExcluirb) Com a construção da usina de Belo Monte em seu período de instalação e continuidade de funcionamento vemos um grande impacto ambiental o alagamento das áreas ribeirinhas e de grandes áreas da Floresta Amazônica, 640km², segundo Silva, “O alagamento, necessário para a construção da usina, irá destruir áreas consideradas o mais rico bioma do planeta. Além disso, inúmeros povos indígenas e comunidades ribeirinhas serão retirados das suas terras, e a pesca e a caça, antes abundantes, serão drasticamente afetadas.” (SILVA, A. M, 2011), cerca de 20 mil pessoas se deslocarão. Alguns pesquisadores também apontam que com a usina o desmatamento na área irá alavancar drasticamente, por outro lado, mais de 100km de rios secarão. Em nível socioeconômico a primeiro plano vemos a desapropriação das terras ocupadas pelos ribeirinhos e índios nativos da área, a desconstrução rápida de uma cultura milenar dos índios de Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu, pelo elo econômico com o tempo de funcionamento haverá um desbanque da atividade econômica local, pois tais localidades sobrevivem principalmente das atividades de piscicultura e com a baixa nos rios seria inviável estas atividades de pesca e de “cultura” de peixes ornamentais, serão extintas 10 espécies de peixes endêmicos e inúmeras outras correrão o mesmo risco, com a “seca” de alguns rios e a “cheia” de outros também seria inviável as atividades econômicas de transporte dessas pessoas das localidades. Impactos socioeconômicos bons também ocorrerão como a implementação de 23 mil postos de trabalho direto e indiretamente com a usina, além da cidade de Altamira, que tem 100 mil habitantes, dobrar sua quantidade de habitantes e acabar com seu problema de desemprego. dupla;geovane e tailania
RESOLUÇÃO:
ResponderExcluirALTERNATIVA CORRETA: C, pois segundo a reportagem apresentada nesta questão, a SAE quer facilitar o concedimento de vistos para estrangeiros tidos como qualificados. A secretaria diz que o objetivo é o processo de imigração seletiva.
a)Na bacia do rio xingu na amazonica
ResponderExcluirB)Impacto ambiemtal:centenas de arvores serao desmatada,agravando o clima da regiao
Impacto socioeconomico:a obra irar inundar permanentimemte os igarapes altamira e ambe que cortam a cidade de altamira e parte da area rural de vitoria do xingu.dupla Alany e Brena
a) na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu,No Estado Brasileiro do Pará.
ResponderExcluirb) Impactos Ambientais: A Obra irá gerar Regimes Hidrológicos distintos para o Rio. Impacto Sócio-Econômico a Obra irá Inundar Permanente os Igarapés Altamira e Ambé que Cortam a cidade de Altamira, e Parte da areá Rural de Vitoria do Xingu.Outro exemplo é a Remoção de Indígenas e Ribeirinhos.
Pedro Iago 2º B
A) Localiza-se no Pará,construído na bacia hidrográfica do rio Xingu.
ResponderExcluirB) O desvio do curso do rio irá alagar regiões como a cidade de Altamira,atingindo mais de 20 mil pessoas,que terão que mudar-se em direções a outras áreas entre eles os índios e os ribeirinhos,com a promessa de serem indenizados com a quantia de 10 milhões,sendo que eles não receberam nem um terço desse valor.Por outro lado 100 km de rios secarão,deixando aqueles que dependem dele sem aceso a água,peixes ou meios de transportes,impactando seu modo de vida tradicional.
Dupla: Ercilia Souza & Maria Alves
2º ano "B" - Gustavo Barroso
a) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte será construída na macro bacia hidrográfica do rio Amazonas, mais especificamente localizada na sub bacia hidrográfica do rio Xingu, localizado no estado do Pará.
ResponderExcluirb) A usina será instalada no interior da bacia amazônica caracterizada por ser uma área de baixa declividade recoberta por densa floresta equatorial com uma biodiversidade extremamente rica. A instalação de uma hidrelétrica em áreas com tais características provocará a inundação de extensos setores da floresta amazônica provocando sua destruição, além é claro de alterar radicalmente a dinâmica da vida dos ribeirinhos locais. Reservas indígenas do Xingu terão o ciclo de seu rio alterado o que acabará afetando a sua capacidade pesqueira e, por conseguinte, de subsistência; outras tantas tribos e comunidades terão que se realocar e se adaptar às mudanças trazidas pelas áreas de alagamento.
Dupla: jonathan ryan & artenio douglas
3- Ano ´B´ Gustavo Barroso .
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluira) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.
ResponderExcluirb)Impactos Ambientais:A obra irá gerar regimes hidrológicos distintos para o rio. A região permanentemente alagada deverá impactar na vida de árvores, cujas raízes irão apodrecer. Estas árvores são a base da dieta de muitos peixes.
Impactos soicioeconômicos: a obra irá inundar permanentemente os igarapés Altamira e Ambé, que cortam a cidade de Altamira, e parte da área rural de Vitória do Xingu. A vazão da água a jusante do barramento do rio em Volta Grande do Xingu será reduzida e o transporte fluvial até o Rio Bacajá (um dos afluentes da margem direita do Xingu) será interrompido. Atualmente, este é o único meio de transporte para comunidades ribeirinhas e indígenas chegarem até Altamira, onde encontram médicos, dentistas e fazem seus negócios, como a venda de peixes e castanhas.
DUPLA:Geovani junior e Herbesson batista
3 ano B -Gustavo Barroso
(A) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. (B)Impactos ambientais:maleficios à biodiversidade, desmatamento, interferência na
ResponderExcluirfluxo das águas do rio.
Impactos socioeconômicos: a remoção de indígenas e ribeirinhos, alagamento de algumas áreas, aumento tanto da concentração humana - devido a mão de obra temporária-, quanto da produção de energia. JONAS SOUSA 3º ANO (B) GUSTAVO BARROSO
a) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.
ResponderExcluirb) A usina será instalada no interior da bacia amazônica caracterizada por ser uma área de baixa declividade recoberta por densa floresta equatorial com uma biodiversidade extremamente rica. A instalação de uma hidrelétrica em áreas com tais características provocará a inundação de extensos setores da floresta amazônica provocando sua destruição, além é claro de alterar radicalmente a dinâmica da vida dos ribeirinhos locais. Reservas indígenas do Xingu terão o ciclo de seu rio alterado o que acabará afetando a sua capacidade pesqueira e, por conseguinte, de subsistência; outras tantas tribos e comunidades terão que se realocar e se adaptar às mudanças trazidas pelas áreas de alagamento.
Dupla: Everardo Júnior & Rafael Oliveira
Serie: 3 ano B
ExcluirGustavo Barroso
a) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.
ResponderExcluirB)Impactos ambientais:maleficios à biodiversidade, desmatamento, interferência na
fluxo das águas do rio.
Impactos socioeconômicos: a remoção de indígenas e ribeirinhos, alagamento de algumas áreas, aumento tanto da concentração humana - devido a mão de obra temporária-, quanto da produção de energia
Dupla:Eliane e Herbeson
3-ANO B
a) A Hidrelétrica de Belo Monte será instalada no Rio Xingu, que pertence à Bacia Amazônica, no Estado do
ResponderExcluirPará.
b) Os principais impactos da instalação da usina de Belo Monte são:
Ambientais:
— a mudança do traçado do rio, alterando a dinâmica ecológica;
— a diminuição da vazão do rio, que pode afetar a presença de determinadas espécies de peixes;
— o desmatamento, levando à morte parte da flora e da fauna, nas áreas das intervenções para a execução das
obras e operacionalização.
Sociais:
— deslocamento de milhares de moradores locais;
— modificação de certas áreas indígenas, entre outras.
Marciana Tonizia 3-ano B
A) Localiza-se no Pará,construído na bacia hidrográfica do rio Xingu.
ResponderExcluirb) Impactos Ambientais: A Obra irá gerar Regimes Hidrológicos distintos para o Rio. Impacto Sócio-Econômico a Obra irá Inundar Permanente os Igarapés Altamira e Ambé que Cortam a cidade de Altamira, e Parte da areá Rural de Vitoria do Xingu.Outro exemplo é a Remoção de Indígenas e Ribeirinhos.
Eliane e Herbeson
3-ano B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA) A hidrelétrica de Belo Monte será construída em um dos afluentes do rio Amazonas, no rio Xingu. Logo a bacia será amazônica.E essa usina se localizará no Pará, sendo este a unidade federativa.
ResponderExcluirb) Com a construção da usina de Belo Monte em seu período de instalação e continuidade de funcionamento vemos um grande impacto ambiental o alagamento das áreas ribeirinhas e de grandes áreas da Floresta Amazônica, 640km², segundo Silva, “O alagamento, necessário para a construção da usina, irá destruir áreas consideradas o mais rico bioma do planeta. Além disso, inúmeros povos indígenas e comunidades ribeirinhas serão retirados das suas terras, e a pesca e a caça, antes abundantes, serão drasticamente afetadas.” (SILVA, A. M, 2011), cerca de 20 mil pessoas se deslocarão. Alguns pesquisadores também apontam que com a usina o desmatamento na área irá alavancar drasticamente, por outro lado, mais de 100km de rios secarão. Em nível socioeconômico a primeiro plano vemos a desapropriação das terras ocupadas pelos ribeirinhos e índios nativos da área, a desconstrução rápida de uma cultura milenar dos índios de Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu, pelo elo econômico com o tempo de funcionamento haverá um desbanque da atividade econômica local, pois tais localidades sobrevivem principalmente das atividades de piscicultura e com a baixa nos rios seria inviável estas atividades de pesca e de “cultura” de peixes ornamentais, serão extintas 10 espécies de peixes endêmicos e inúmeras outras correrão o mesmo risco, com a “seca” de alguns rios e a “cheia” de outros também seria inviável as atividades econômicas de transporte dessas pessoas das localidades. Impactos socioeconômicos bons também ocorrerão como a implementação de 23 mil postos de trabalho direto e indiretamente com a usina, além da cidade de Altamira, que tem 100 mil habitantes, dobrar sua quantidade de habitantes e acabar com seu problema de desemprego.
Trio: Paloma, Katia e Jaianny.
3° Ano "B" Gustavo Barroso
A)A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.
ResponderExcluirB)A construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna.A vazão da água a jusante do barramento do rio em Volta Grande do Xingu será reduzida. Esta alteração, segundo os especialistas, altera todo o ciclo ecológico da região afetada que está condicionado ao regime de secas e cheias.
O transporte fluvial até o Rio Bacajá (um dos afluentes da margem direita do Xingu) será interrompido. Atualmente, este é o único meio de transporte para comunidades ribeirinhas e indígenas chegarem até Altamira, onde encontram médicos, dentistas e fazem seus negócios, como a venda de peixes e castanhas.a construção da hidrelétrica vai implicar um caos social que seria causado pela migração de mais de 100 mil pessoas para a região e pelo deslocamento forçado de mais de 20 mil pessoas. Tais impactos, segundo o Painel, são acrescidos pela subestimação da população atingida e pela subestimação da área diretamente afetada.
3° ano B Vanízia Rodrigues, Larissa Da silva Coêlho, Erasmo Alves da Silva.
http://www.brasiloeste.com.br/especiais/usina-de-belo-monte/
1ª)a)A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará.
ResponderExcluirb) Impactos ambientais:O desvio do curso do rio irá alagar regiões, como a cidade de Altamira, atingindo mais de 20 mil pessoas que terão de mudar-se em direção a outras áreas. Por outro lado, mais de 100km de rios secarão, deixando aqueles que dele dependem, sem o acesso a água, peixes ou meios de transporte, impactando em seu modo de vida tradicional, baseado na agricultura, caça e pesca.
Social:O projeto de Belo Monte encontrou forte oposição de ambientalistas brasileiros e internacionais, de algumas comunidades indígenas locais e de membros da Igreja Católica.
DUPLA: Ruan De Sousa e Jose Anderson
3º ano Gustavo Barroso
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Belo_Monte
http://essetalmeioambiente.com/impactos-sociais-e-ambientais-de-belo-monte/
a)A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará.
ResponderExcluirb) Impactos ambientais:O desvio do curso do rio irá alagar regiões, como a cidade de Altamira, atingindo mais de 20 mil pessoas que terão de mudar-se em direção a outras áreas. Por outro lado, mais de 100km de rios secarão, deixando aqueles que dele dependem, sem o acesso a água, peixes ou meios de transporte, impactando em seu modo de vida tradicional
Social:O projeto de Belo Monte encontrou forte oposição de ambientalistas brasileiros e internacionais, de algumas comunidades indígenas locais e de membros da Igreja Católica.
nome:Wermeson de Lima Uchoa
3 Ano B Gustavo Barroso
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluir1ª a) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará
ResponderExcluirb) Impactos ambientais: O movimento contrário à obra, encabeçado por ambientalistas e acadêmicos, defende que a construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e introduzindo diversos impactos socioeconômicos. Um estudo formado por 40 especialistas e 230 páginas defende que a usina não é viável dos pontos de vista social e ambiental.36 37 38
Outro fator que pesa nas argumentações contra a construção é que a obra irá inundar permanentemente os igarapés Altamira e Ambé, que cortam a cidade de Altamira, e parte da área rural de Vitória do Xingu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Belo_Monte#Impactos_da_obra
TRIO:Jemmerson,Luis giliarde e Sergio Italo
3°ano "B" Gustavo Barrosso
impactos ambientais; o movimento contrário á obra encabeçada por ambietalistas e acadẽmicos defende que a construção da hidrelétrica irá provoca a alteracão do regime de escoamento do rio com redução ddo fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e indroduzindo diversos impctos socieconõmicos. monalisa 3 ano ''b''
ResponderExcluir1 a) a usina hidreletrica belo monte e uma certral hirdelérica que esta sendo construida no rio xingu no estado brasileiro pará monalisa 3 ano 'b''
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRESPOSTAS:
ResponderExcluirA)A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará, fluente da margem direita do rio Amazonas, em seu alto curso.
B) Os impactos ambientais e socio-econômicos são: A grande área alagada pela represa, pois a bacia do rio Amazonas é uma grande extensão sedimentar, com poucos acidentes geográficos, o que gera um verdadeiro “espraiamento” destas águas; o deslocamento de povos ribeirinhos e indígenas destas áreas afetadas pela represa, que vai desde a realocação até o preço pago pela indenização; o trabalho de resgate de fauna e de flora, estes também impactados diretamente pelas águas da represa; o real fornecimento de energia, pois a concentração populacional da região não apresenta uma alta necessidade energética, sendo, provavelmente, empresas as reais interessadas nesta oferta de energia, principalmente as da área de mineração.
Karina Cordeiro da Silva , Vanessa da Silva Feitoza e Elizabeth da Silva
3º ano B - Gustavo Barroso.
a) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte será construída na macro bacia hidrográfica do rio Amazonas, mais especificamente localizada na sub bacia hidrográfica do rio Xingu, localizado no estado do Pará.
ResponderExcluirb) A usina será instalada no interior da bacia amazônica caracterizada por ser uma área de baixa declividade recoberta por densa floresta equatorial com uma biodiversidade extremamente rica. A instalação de uma hidrelétrica em áreas com tais características provocará a inundação de extensos setores da floresta amazônica provocando sua destruição, além é claro de alterar radicalmente a dinâmica da vida dos ribeirinhos locais. Reservas indígenas do Xingu terão o ciclo de seu rio alterado o que acabará afetando a sua capacidade pesqueira e, por conseguinte, de subsistência; outras tantas tribos e comunidades terão que se realocar e se adaptar às mudanças trazidas pelas áreas de alagamento.
Daniele Almeida 3 ano B
1-a) Unidade Federativa do Pará
ResponderExcluirBacia Hidrográfica do Xingu
b) Impacto Ambiental mas de 100 milhoẽs de árvores seriam removidas , e muitas espécies de peixes desapareceriam .
Impacto Socio Econômico : Retirada dos índios ribeirinhos , alagamentos em várias regioẽs como Altamira .
Dupla : Morgana Silva e Gabriela Freitas
Excluir2 º ano B
a)A Hidrelétrica de belo monte será instalada no Rio Xingu que pertence a Bacia Hidrográfica Amazônica no Pará.
ResponderExcluirb)Impactos ambientais:maleficios à biodiversidade, desmatamento, interferência na
fluxo das águas do rio. Com a construção da usina de Belo Monte em seu período de instalação e continuidade de funcionamento vemos um grande impacto ambiental o alagamento das áreas ribeirinhas e de grandes áreas da Floresta Amazônica, 640km², segundo Silva, “O alagamento, necessário para a construção da usina, irá destruir áreas consideradas o mais rico bioma do planeta.
a)A Hidrelétrica de belo monte será instalada no Rio Xingu que pertence a Bacia Hidrográfica Amazônica no Pará.
ResponderExcluirb)Impactos ambientais:maleficios à biodiversidade, o alagamento das áreas ribeirinhas e de grandes áreas da Floresta, maleficios ao reino animal, desmatamento, alterações no fluxo da água do rio.
Impactos socioeconômicos: a remoção de indígenas e ribeirinhos, alagamento de algumas áreas, aumento tanto da superpolução, causando o inchaço da região, devido a mão de obra temporária.
A) Localiza-se no Pará,construído na bacia hidrográfica do rio Xingu.
ResponderExcluirB) O desvio do curso do rio irá alagar regiões como a cidade de Altamira,atingindo mais de 20 mil pessoas,que terão que mudar-se em direções a outras áreas entre eles os índios e os ribeirinhos,com a promessa de serem indenizados com a quantia de 10 milhões,sendo que eles não receberam nem um terço desse valor.Por outro lado 100 km de rios secarão,deixando aqueles que dependem dele sem aceso a água,peixes ou meios de transportes,impactando seu modo de vida tradicional.
1-a) Unidade Federativa do Pará
ResponderExcluirBacia Hidrográfica do Xingu
b) Impacto Ambiental mas de 100 milhoẽs de árvores seriam removidas , e muitas espécies de peixes desapareceriam .
Impacto Socio Econômico : Retirada dos índios ribeirinhos , alagamentos em várias regioẽs como Altamira .
Dupla : Morgana Silva e Gabriela Freitas
2 º ano B